Requisitos para contratação de CORRESPONDENTES pelas instituições financeiras (Resolução 3.954)

A Resolução CMN nº 3954/10 e suas atualizações determinam novas regras para a contratação e prestação de serviços dos Correspondentes.

Destacamos algumas regras para o controle da qualidade do atendimento aos clientes pelo Correspondente:

Diligenciar o processo de identificação da pessoa certificada do correspondente que procedeu ao atendimento ao cliente – anexo a documentação enviada à instituição financeira

“Art 11-III – envio, em anexo à documentação encaminhada à instituição contratante para decisão sobre aprovação da operação pleiteada, da identificação do integrante da equipe do correspondente, contendo o nome e o número do CPF, especificando: …………………”

‘’Art 12 -§ 3º O correspondente deve manter cadastro dos integrantes da equipe referidos permanentemente atualizado, contendo os dados sobre o respectivo processo de certificação, com acesso a consulta pela instituição contratante a qualquer tempo.”

Diligenciar o cadastro dos integrantes da equipe do correspondente e as pessoas certificadas

‘’Art 12 -§ 3º O correspondente deve manter cadastro dos integrantes da equipe referidos permanentemente atualizado, contendo os dados sobre o respectivo processo de certificação, com acesso a consulta pela instituição contratante a qualquer tempo.”

Aplicar Plano de Controle de Qualidade dos serviços dos Correspondentes

“Art 14- § 1º A instituição contratante deve estabelecer, com relação à atuação do correspondente, plano de controle de qualidade, levando em conta, entre outros fatores, as demandas e reclamações de clientes e usuários.”

Avaliação demandas e reclamações de clientes atendidos por correspondentes:                                                   

1- Setor de Atendimento                                           

2- Ouvidoria

“Art. 16. A instituição contratante deve segregar as informações sobre demandas e reclamações recebidas pela instituição, nos respectivos serviços de atendimento e de ouvidoria, apresentadas por clientes e usuários atendidos por correspondentes.

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