1- SISTEMA de GESTÃO DO COMPLIANCE LEGAL
O Compliance é uma atividade obrigatória para as instituições financeiras, devido a regulamentação específica do Banco Central, da CVM, da RFB, além de auto regulação adotada por algumas instituições para a prestação de serviços especializados ou para a captação de recursos.
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O Sistema GRISK Compliance contempla o seguinte conjunto de serviços via web:
1- Pesquisa, pré análise e cadastramento diário das Normas
2- Indexação das Normas por palavras chave
3- Pré indicação de aplicabilidade da Norma a cada tipo de IF ( B. Dados personalizado)
4- Pré indicação de Áreas organizacionais envolvidas com a Norma
5- Sumário semanal das Normas
6- Pré Indicação dos Requisitos de Implantação das Normas ( modelo COSO)
7- Pré Indicação das Obrigações Legais das Normas
Para a instituição financeira o Sistema GRISK Compliance oferece as seguintes funcionalidades, dentre outras:
1- Confirmação ou não da aplicabilidade da Norma e atribuição do Grau de Risco para a IF
2- Registro das Áreas internas envolvidas (organograma IF) com cada Norma
3- Alerta / Email de novas Normas para as Áreas envolvidas
4- Personalização das Obrigações Legais e atribuição das Áreas envolvidas
5- Alerta / Email de Obrigações Legais para as Áreas envolvidas
6- Gestãoo do Calendário de Implantação dos Requisitos Normativos para cada Área da IF
7- Gestão do Calendário de Obrigações Legais de cada Área da IF
8- Cadastramento Eventos de Governança da IF ( relatórios de auditoria, revisão de políticas, plano de treinamento,….)
9- Gestão do Calendário de Implantação dos Eventos de Governançaa de cada Área da IF
10- Work-flow de atividades de compliance
11- Gestão do LOG de acesso ao sistema
Seguem as principais características e as correspondentes vantagens e benefÃícios da utilização do Sistema GRISK Compliance, uma efetiva ferramenta para a redução dos riscos operacionais e de imagem.
- Redução do Risco de Compliance: imagem, multas,
- Efetiva Gestão do Compliance
- Redução do Risco Operacional: pessoas e processos
- Segurança na Gestão do Compliance
- Maior nivel maturidade do Compliance
2- POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
- Base legal: Resolução CMN nº 3.427 de 25/4/2014
- 1.Risco socioambiental
Possibilidade de ocorrêcia de perdas e danos decorrentes dos impactos causados pelas atividades nos biomas e na sociedade.
- 2. O que consiste?
2.1 Avaliação prévia dos potenciais impactos socioambientais negativos de novas modalidades de produtos e serviços, inclusive em relatório do risco de reputação;
2.2 Rotinas que possibilitem identificar, classificar, avaliar, mitigar e controlar o risco socioambiental presente nas atividades e nas operações da instituição; e
2.3 Procedimentos para adequação do gerenciamento do risco socioambiental , mudanças legais, regulamentares e de mercado.
- 3. O Projeto
3.1 Elaboração da Política PRSA
3.2 Estruturação do modelo de Governança
3.3 Elaboração do Processo GRSA: identificação de riscos, controles, indicadores, manuais de procedimentos,..
3.4 Envolvimento das partes interessadas (internas e externas)
3.5 Treinamento
3.6 Divulgação interna e externa
3.7 PDCA: acompanhamento do ciclo dos processos
3- ORGANIZAÇÃO E GESTÃO
3.1 Modelagem da Gestão Operacional
Descrição
A busca diária e permanente de melhor desempenho das Áreas e das funções operacionais da Empresa, por vezes não possibilita a correção de problemas crônicos, que terminam por prejudicar o atendimento de objetivos e metas estratégicas.
Como obter um parecer isento sobre estas questões e as possíveis alternativas de solução? Nossa metodologia baseada em FATOS / CONSTATAÇÕES / CONCLUSÕES/ RECOMENDAÇÕES , desenvolvida através de entrevistas, análise de documentos e de pesquisas com dirigentes, clientes, fornecedores e outros agentes do contexto dos negócios, mostra com objetividade os problemas evidenciados , e auxilia a priorizar os projetos que levarão a Empresa a um novo nível de produtividade e inserção mercadológica.
Produtos
- Modelo de Negócioss
- Modelo de Gestão Operacional
3.2 Estrutura Organizacional
Descrição
Mediante mapeamento dos macroprocessos e identificação de pontos de transferências entre os processos, desenhamos a EAP- Estrutura Analítica de Processos da Empresa, ponto de partida para projetar o Modelo Organizacional mais adequado para atender aos objetivos estratégicos e o modelo de negócios da Empresa.
Produtos
- EAP
- Mapeamento dos macroprocessos
- Estrutura Organizacional com organograma e descrição de Funções e Responsabilidades
3.3 Sistema de Gestão da Qualidade – ISO-9001
Descrição
Para a obtenção da Certificação ISO 9001-2000, a Empresa necessita implementar um Sistema de Qualidade em suas operações, definindo processos e buscando contínuamente a melhoria dessas operações, visando garantir a qualidade de seus produtos e serviços e a permanente satisfação e confiança de seus clientes.
A implementação da abordagem por PROCESSOS contempla a identificação , a interação e a gestão dos processos internos, enfatizando a importância de:
a) Entendimento e atendimento aos requisitos de cada processo
b) Considerar o valor agregado de cada processo
c) Obtenção de resultados e eficiência do processo
d) Melhoria contínua do processo baseada em medições
Produtos
- Mapeamento e Redesenho de Processos
- Documentação : Manual da Qualidade; Procedimentos; Instruções; Especificações; Planos da qualidade; Registros da Qualidade
- Macrofluxo dos Processos – ISO 9001
- Treinamentos em ISO- 9001
- Formação de auditores internos da qualidade
- Organização para Certificação
- Contratação do Órgão Certificador
- Pré Auditoria
4- CONTROLES INTERNOS
- 4.1 Gerenciamento de Riscos Operacionais- ERM/COSO
- 4.2 Gerenciamento dos Riscos de Crédito
- 4.3 Sistema de Gestão de Riscos “ ISO 31000“
- 4.4 Plano de Continuidade de Negócios
5- ENGENHARIA DE PROCESSOS
5.1 Normatização e Padronização
Descrição
Mediante o mapeamento dos processos, identificação de gargalos e problemas , indicamos soluções alternativas, desenhamos a EAP- Estrutura AnalÃtica de Processos da empresa e elaboramos os Manuais de Procedimentos internos, com as normas e padrões a serem adotados.
Elaboramos as normas sempre com um enfoque nos processos, ou seja com inicio, inputs , atividades, controles e saídas, buscando criar na Empresa uma cultura de resultados em cada procedimento.
Serviços
- Mapeamento dos Processos
- Reengenharia de Processos
- EAP
- Padrões
- Manual de Procedimentos
5.2 Reengenharia do Atendimento aos Clientes
Descrição
O Atendimento aos Clientes, é o fundamento mais importante a ser cultivado na Empresa, pois o Cliente e o bem mais valioso, na Era do Consumidor.
Manter um Cliente satisfeito não é mais que a obrigação.
Tratar cada Cliente como uma pessoa especial e um grande desafio.
Um Cliente insatisfeito tem um efeito devastador.
A estrutura organizacional deve se transformar e ficar mais próxima e sensÃível aos desejos do consumidor.
A cadeia produtiva / de serviços deve ser racionalizada e o enfoque ao atendimento ao cliente, passa a ser priorizado na identificação das cadeias de valor, eliminando-se os processos que não agregam valor ao cliente.
Cada macroprocesso deve ser analisado e redesenhado, buscando-se melhorar a eficiência organizacional, no atendimento as necessidades dos Clientes.
Serviços
- Pesquisa de necessidades de Atendimento aos Clientes
- Identificação de problemas e gargalos no atendimento aos Clientes
- Modelo de Atendimento a Clientes
- Mapeamento e Redesenho dos Processos
- Especificação de Requisitos
- Organização, Funções e responsabilidades
- Indicadores de Desempenho
- Comitê de Clientes
- Mapas de Relacionamento entre Funções
- Manuais de Procedimentos
- Treinamento
- Supervisão da Implementação
- Avaliação de Resultados
6- TI / SISTEMAS
6.1 Especificação de Sistemas
Descrição
A partir da Modelagem dos Processos com a identificação das informações input e output de cada processo, elaboramos a arquitetura do sistema mais adequado as operações da Empresa, com modelos de telas, relatórios , bancos de dados , tabelas de padrões e outras especificações necessárias à seleção de um sistema ERP ou a contratação do desenvolvimento parcial ou total de um sistema.
Esta metodologia beneficia a Empresa com a implementação de um sistema eficiente, e obtenção de melhores resultados em menor prazo.
Serviços
- Modelagem de Processos
- Especificações do Sistema
- Seleção de Sistema
- Protótipo do Sistema
- Relatório Final de Análisee e Recomendações
6.2 Implantação de Sistemas
Descrição
A implantação de um sistema é um projeto em si, que em geral não é convenientemente avaliado pelas Empresas, havendo riscos que podem impactar as operações, e retrabalhos que causam prejuízos e stress.
Nossa metodologia baseada no PMI- Project Management Institute, abrange todas as etapas do planejamento descritas no modulo 2.4 acima, destacando-se a fase de testes e homologação do novo sistema, em que só³ aprovamos a implantação com efetivas garantias de qualidade.
Elaboramos manuais de implantação e aplicamos treinamento, conjugando medidas de controle e avaliação , que garantem uma implantação sem aqueles transtornos tão comuns.
Serviços
- Planejamento e Acompanhamento do Projeto
- Manuais de Implantação
- Treinamento
- Massas de Teste
- Homologação do Sistema
- Relatórios de Acompanhamento
- Relatório Final de Avaliação e Recomendações
6.3 Sistema de Ouvidoria
6.4 Sistema de Gerenciamento de Riscos Operacionais
- 6.5 Rating do Risco de Crédito
7. FUNDOS DE INVESTIMENTOS “ COMPLIANCE CVM“
Os elevados custos de observância obrigaram a inúmeras empresas gestoras a se descredenciarem junto à CVM.
A GRISK oferece aos Gestores de Recursos, a terceirização dos serviços de Compliance, atuando conjuntamente com o Diretor de Compliance do Gestor, de forma a atender toda a regulamentação aplicável.
O serviço remoto , com utilização de ferramenta web da GRISK, e visitas periódicas para treinamento e avaliação.
A qualidade é nosso compromisso maior, os riscos CVM são minimizados, e os custos são muito inferiores ao de alocação de pessoal especializado, possibilitando aos Gestores de recursos permanecer no mercado, com reduzido custo de observância.
8. Monitoramento Cibernético
“Serviço de Software de monitoramento de Dark Web (mercados ocultos e clandestinos ) e midas sociais (grupos fechadas e aplicativos ) , analise das informações e indicação de ameaças fora do perãmetro da organização permitindo:
- Prevenir fraudes de cartão de credito, fraudes internas, e fraudes de documentação
- Proteger a rede interna e os dados do sistema contra ataques cibernéticos e vazamento de informações.
- Possuir inteligência do mercado e proteger a marca.
Implementação de Software que utiliza inteligência artificial para proteger a rede interna de forma absoluta, garantindo ocomprometimento com as normas do LGPD (lei geral de proteção de dados):
- Proteção contra ataques cibernéticos desconhecidos Next Generation ( FileLess, PowerShell , Ransom, etc.. ) .
- Plano de ação, remediação e emissão de relatórios para as autoridades dentro de 72 horas .
- Testes de penetração “
9. LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados
“A Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/18, alterada pela Lei 13.853/19, define qual o tipo e a forma como os dados podem ser coletados tanto por empresas como pelo governo e como estas informações poderão ser utilizadas. Ou seja, as pessoas terão mais controle aos seus dados pessoais podendo visualizar, corrigir, excluir e exigir estas informações das empresas a qualquer momento.
Qual o impacto da LGPD nas empresas brasileiras?
O objetivo da auditoria e consultoria para a LGPD são mapear os processos legados da instituições para:
- identificação dos pontos vulneráveis,
- identificação dos tipos de dados utilizados,
- avaliação de possíveis casos de excessão e averiguação da real necessidade de coleta e tratamentos dos dados.
Assim, nossos especialistas aplicarão técnicas para a correção dos problemas identificados no mapeamento de processos realizado, com a definição e orientação dos agentes de tratamento, gerenciamento dos pontos vulneráveis, implementação dos mecanismos de anonimização, criação dos termos de consentimento e revisão geral dos padrões de segurança.
Penalidades previstas na lei
- Advertência, com indicação de prazo para adoção de medidas corretivas;
- Multa simples de até 2% do faturamento de pessoa jurídica, limitada a um total de R$ 50.000.000,00, por infração;
- Multa Diária, observado o limite total a que se refere o item anterior;
- Publicização da infração ap´os devidamente apurada e confirmada a sua ocorrência;
- Bloqueio dos dados pessoais a que se refere a infração até a regularização;
- Eliminação dos dados pessoais a que se refere a infração
A Lei Geral de Proteção de Dados requer uma abordagem multidisciplinar para garantir a melhor gestão da privacidade de informações.
10. Teste de Penetração – Segurança Cibernética
“Nos Últimos anos, os ataques cibernéticos cresceram causando prejuízos milioná¡rios às instituições de todos os portes.
Os hackers conseguem acessar toda a infraestrutura, de endpoints a servidores e nuvem, onde roubam tudo, desde senhas até informações financeiras e dados estratégicos.
Como testar a eficiência da segurança dos dados da sua empresa?
Provemos um Teste de Penetração que examina fraquezas e vulnerabilidades da infraestrutura de TI.
Essas vulnerabilidades podem ser encontradas em softwares nos mais diversos pontos de entrada, tais como: backdoors em sistemas operacionais; falhas não intencionais na arquitetura do código de software; falhas na configuração e na gestão de softwares.
Um resultado positivo do teste é o feedback sobre as rotas com mais risco na instituição.
Nosso técnico especializado tentará entrar no sistema por qualquer meio possível, reproduzindo os ataques de um invasor do mundo real. Isso pode revelar muitas das principais vulnerabilidades que a equipe de segurança e desenvolvimento nunca consideraram.
Os relatórios gerados pelos testes de penetração fornecerão um feedback alinhado sobre a priorização de qualquer investimento futuro em Segurança da Informação.”